quinta-feira, 18 de outubro de 2012

 
 
ALQUIMIA
 
 
 
O desesperançado estudioso pode descobrir nas pinturas alquímicas, um caminho repleto de maravilhas, para penetrar no coração da matéria. Isto porque, os alquimistas, através de suas imagens, expressaram de uma forma muito bela, coisas das quais, nunca chegaram a escrever...
A alquimia não pode ser traduzida a um único sistema de pensamento, nem a uma única interpretação simbólica.
 


 
A GRANDE OBRA: A primeira tarefa do discípulo consiste na busca e descoberta da MATÉRIA-PRIMA.
"O seu nome tradicional: pedra dos filósofos nos dá uma IDÉIA bastante clara dessa substância, servindo-nos para começar a identificá-la. É realmente uma PEDRA, porque, ao ser extraída das minas, apresenta as mesmas características exteriores que o resto dos minerais...” (Fulcanelli, Les Demeures Philosophales)
Esta PEDRA DOS FILÓSOFOS, ou <<sujeito>> desta arte, não deve ser confundida com a Pedra Filosofal que, após ser transformada e aperfeiçoada pela ARTE, alcança a sua perfeição final e, por conseguinte, A PROPRIEDADE DA TRANSMUTAÇÃO. 
Na Literatura Alquímica, diz-se que essa MATÉRIA tem um corpo imperfeito, uma alma inconstante e uma cor penetrante, e que contém um mercúrio transparente, volátil e móvil. Esconde no seu coração o ouro dos filósofos e o mercúrio dos sábios.
Recebeu um milhão de nomes, mas nunca foi revelada sua verdadeira natureza e, a maior dificuldade encontrada na hora de interpretar os textos alquímicos, consiste em identificar esta matéria.
A OBRA é preparada e levada a cabo, utilizando-se esta ÚNICA SUBSTANCIA que, após ser identificada, deve ser obtida. Para isso, é necessário viajar até o LUGAR DA MINA e OBTER O SUJEITO NO SEU ESTADO BRUTO.
Deve ser efetuada, sob os signos de Áries, Touro ou Gêmeos (a época mais propícia para começar é a de ÁRIES, cujo símbolo celeste simboliza, na linguagem esotérica ou críptica, ao nome da MATÉRIA-PRIMA).  
O SIGNO DE ÁRIES associa-se com o nome da MATÉRIA-PRIMA ou SUJEITO DA OBRA.
 
O lobo-cinzento (ANTIMÔNIO) devorando Mercúrio indica que o sujeito deve se purificar, da mesma forma que o antimônio purifica o ouro. 
Em sânscrito, a explicação das palavras se dá freqüentemente através de palavras sinônimas ou mesmo através de um jogo de palavras. O primeiro signo do zodíaco sânscrito era chamado de Mecha, cujo sinônimo é aja, que significa “que não tem nascimento”.
O que explicaria as atribuições de Parabrama (Brama – o Eterno) ao signo Mecha (nosso Áries).



Eis, portanto, a fonte de onde provieram todas as manifestações do espírito, assim como da matéria.
Reportando-se ao fim do zodíaco e à noção do eterno recomeço  pode-se conceber que, saindo-se do absoluto simbolizado pelo oceano de Peixes, o raio de luz destinado a criar o relativo, se manifestará em Áries em correspondência com o fogo-éter dos gregos e será a força motora do mundo.


Por outro lado, sabe-se que na concepção antiga a divisão do cosmos era feita em esferas, e que o fluxo da vida nascia “sob o reino” do carneiro, sendo representado pela constelação de Eridano, símbolo planetário de um curso de água, o Eridano.
Vale dizer que nas astrologias sucessivas as divindades planetárias escolhidas para governar Áries tinham sempre algo em comum com a divindade oriental Kama, ou seja, o desejo (daquilo que está por vir) expresso num plano astral.



FASES DO PROCESSO:

Como preliminar à OBRA, o sujeito deve ser purificado, liberado dos DETRITOS. Ditas técnicas requerem muita PACIENCIA, INGÊNIO e ESFORÇO. O GRANDE OBJETIVO DA VIDA seria desvendar e identificar esta MATÉRIA.

 


 
PREPARAÇÃO DO FOGO SECRETO (Ignis Innaturalis) – Primeiro Agente: Os alquimistas o definem como:
 


A ÁGUA SECA QUE NÃO MOLHA AS MÃOS E COMO O FOGO QUE ARDE SEM CHAMAS.”
–acredita-se que essa substância seja o SAL, preparado a partir do cremor tártaro, mediante um processo que requer grande perícia e um perfeito conhecimento de química.
-o processo incluí a utilização do ORVALHO PRIMAVERIL, que se recolhe de uma forma ingeniosa e poética e que a continuação é destilado.
- Após preparados a MATÉRIA-PRIMA e o PRIMEIRO-AGENTE DA OBRA, os preliminares se dão por finalizados...
MISTURANDO A MATÉRIA
 
 
–a MATÉRIA-PRIMA é introdizida num recipiente (morteiro) de ÁGATA (ou alguma outra substãncia de grande dureza)
- ela é então: AMASSADA COM O MAÇO, MISTURADA COM O FOGO SECRETO e  HUMEDECIDA COM O ORVALHO.
-A <<mistura>> resultante é introduzida a continuação num recipiente hermeticamente fechado ou OVO FILOSOFAL, que se coloca no interior do FOGO DE ATENOR, o forno dos filósofos.
 
 
 
 



 
 

 
 

 

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