terça-feira, 17 de julho de 2018



OFICININAS - A VIDA COM MAIS ARTE.



Criar e viver estão interligados, conectados… O Criar só pode existir em um sentido global, com um agir integrado em um viver humano.
Nosso foco é a Arte, devido ao importante papel que ela desempenha formação do ser humano. Almejamos UMA VIDA COM MAIS ARTE, com mais criatividade, onde o prazer proporcionado pela CRIAÇÃO, faça parte do cotidiano de todos.
Consideramos a criatividade como um potencial inerente ao ser humano e percebemos que, o desenvolvimento desse potencial é uma de suas necessidades primordiais. A criatividade é fruto de todo um trabalho que a antecede, por isso, é de extrema importância realizar trabalhos artísticos com crianças, uma vez que, trata-se do início do desenvolvimento da imaginação, do processo criativo.
Criar é dar forma a algo novo, em qualquer que seja o campo de atuação, e esse “NOVO”, é relativo a novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados e compreendidos de uma nova maneira. O ato criador proporcionado pela Arte abrange então, a capacidade de compreensão; e está, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar. Na escola da infância, o que imporá não é formar artistas, mas o desenvolvimento cultural da criança e de suas funções psíquicas superiores como a imaginação, o pensamento, a consciência estética e a atividade criadora e esta última, depende da riqueza e da diversidade das experiências da criança, como observou Vigotsky (2009):
 Toda obra da imaginação constrói-se sempre de elementos da realidade e presentes na experiência anterior da pessoa. ”
Na brincadeira de papéis sociais as crianças imitam os adultos, também imitam por meio do desenho e querem representar aquilo que enxergam. A capacidade de imitar só se torna possível se a criança consegue simbolizar imagens mentais internas e a imitação possui um sentido diferente da cópia pois é decorrente de experiências pessoais já o ato de imitar, carrega consigo um significado opressor e excludente por não permitir que a criança seja autora da ação, mas apenas reprodutora. Incentivamos a criação e a expressão quando ensinamos as crianças a olharem para si a pensarem a respeito do que sentem e gostam, quais seus sonhos, vontades e sentimentos como observou Vigotsky (1999): “ A arte criada pelo ser humano para dar existência objetiva aos sentimentos. ” Sendo cada criança única e diferente de todas as demais, não há razão para querer que seus desenhos sejam todos iguais.



  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...