sábado, 7 de julho de 2018



 O DESENHO E A EVOLUÇÃO COGNITIVA DA CRIANÇA




DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL tem um papel HUMANIZADOR, assim como o faz de conta dos papeis sociais, é a linguagem de expressão das crianças pequenas.
DESENHOS ESTERIOTIPADOS – os estereótipos estão presentes em todas as fases da nossa vida. Ser ensinado a encarar as imagens esteriotipadamente repercutem na vida afinal, somos cercados por elas. Provoca alienação e falta de estimulo para utilizar a criatividade.
- Quando o assunto é desenho na educação infantil, geralmente não é levado em conta que o importante é uma educação visual, ensinar a ver é mais importante que ensinar a desenhar!

MOTIVOS:  somos frutos de um contexto histórico e nos constituímos em nossas relações sociais.
 A grande maioria das pessoas acha que não sabe desenhar e que há conceitos e regras para tanto sendo que a escola é uma das grandes responsáveis por isso devido a forma como o desenho foi por ela proposto: pintar desenhos prontos, copiar, desenhos geométricos.
COMO É:
- Desenhos na escola – imagens prontas para colorir ou cópias
 - pais e professores perpetuam que desenhar bem é relativo a desenhos bonitinhos e fofos
- preocupação em ensinar técnicas de desenho
COMO DEVERIA SER:
Na escola da infância o que importa não é formar artistas, mas o desenvolvimento cultural da criança e o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores como a imaginação, o pensamento, a consciência estética e a atividade criadora, esta última, depende da riqueza da diversidade das experiências. Como observou Vygotsky (2009):
“Toda obra da imaginação constrói-se sempre a partir de elementos da realidade e presentes na experiência anterior da pessoa. ”
- ensinar a criança a ver e perceber as coisas ao seu redor, perceber as cores e suas nuances, relevos e texturas.
 - estimular a pesquisa e a visão
- releituras como expressão própria
- criar e recriar conceitos acerca de um único tema
- reeducação na maneira de ver e da forma de receber visualmente a diversidade de imagens prontas que nos cercam
- trabalhar com imagens em sala de aula que cause reações e sensações
- questionar as crianças sobre as sensações que causam essa imagem e estimular associações e sentidos
- apresentar matérias e técnicas diversificadas 
- proporcionar troca de experiências
- ensinar a desenhar livremente
- desenho como forma de expressão própria – LINGUAGEM DA CRIANÇA
- possibilitar o acesso a experimentação, a pesquisa e a linguagem visual
- explorar suportes e materiais diferentes
O DESENHO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
DESENHO – FORMA DE LINGUAGEM - através da qual nos expressamos
– é uma forma de representação que se torna presente por meio de imagem algo que está ausente, modificando-o de acordo com as maneiras de pensar que ocorrem ao longo do desenvolvimento da criança.

 FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM – enquanto desenha a criança imagina, conta histórias, relembra, expressa experiências e se objetiva.

ENTRE O E 5 ANOS – criança desenvolve a CAPACIDADE SIMBÓLICA de expressar ideias, sentimentos e sua teoria sobre o mundo, se for instruída por alguém experiente em relação ao desenho nesta época conseguirá evoluir nessa linguagem.
“Por intermédio da apropriação da linguagem do desenho, acriança pode expressar seus conhecimentos e experiências de modo singular como SUJEITO AUTOR e terá, a partir das capacidades desenvolvidas por meio do desenho, as bases para outras áreas do conhecimento como a linguagem escrita.

DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL – relação com o MOVIMENTO

ENTRE 1 E 3 ANOS
ATIVIDADE GUIA – OBJETAL MANIPULATORIA – corresponde no desenho ao movimento da ação – prazer em rabiscar e ausência da intenção de representar graficamente um objeto.
- não há controle sobre o instrumento nem compromisso com a figuração.
 - A criança ao desenhar interage com os instrumentos e materiais, ligando a ação ao movimento, como se os instrumentos fossem o prolongamento de suas mãos.
- produz marcas desordenadas sobre o papel – GARATUJAS
- desenho ultrapassa as bordas do papel

A partir do desenvolvimento do controle dos movimentos das mãos a criança passa a notar as bordas do papel e os rabiscos vão sendo substituídos por traços interrompidos pois a criança tira o lápis do papel e recomeça em outra folha.
Na fase seguinte as crianças começam a fazer garatujas ordenadas – traços longitudinais e circulares – demostrando um maior controle do movimento e evolução do pensamento.
- criança começa a perceber a forma, através da maneira como compõe no papel delimitando áreas – momento de apresentar elementos das Artes Visuais como formas e cores para o desenvolvimento da percepção.
- apresentar a criança diferentes suportes e materiais

PERÍODO PRÉ-ESCOLAR
ATIVIDADE GUIA – JOGO DE PAPÉIS cujo foco são as relações sociais.
A criança desenha o que sabe e o que é mais significativo nas pessoas e objetos e não o que vê – se é proposto desenhar alguém que está a sua frente, ela desenha sem sequer olhar para a pessoa.
Não faz sentido oferecer desenhos a serem reproduzidos neste período pois, além de desvalorizar suas criações, inibe suas criações, limite a imaginação e não permite que o desenho avance
- criança começa a representar aquilo que percebe
- surge a INTENÇÃO de representar algo por meio do desenho
- ainda não há preocupação com a organização das cenas
- desenhos surgem soltos no espaço e as cores não são vinculadas à realidade
- cenas são explicadas verbalmente
Nesta fase o desenho é mais simbólico que realista, sendo uma fase anterior à escrita
A criança nesta fase gosta de repetir os mesmos desenhos e isto relaciona-se a apropriação, quanto mais souber sobre o assunto, mais detalhado será seu desenho.

  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...