quarta-feira, 13 de março de 2013

PRA NÃO FALAR SÓ DE CINZASSSssssssssss - CONTINUAÇÃO



CORES, PERCEPÇÃO E ESTÍMULOS:
A cor não tem existência e é produzida por certas organizações nervosas sob a ação da LUZ. Praticamente em todos os idiomas, a palavra COR designa a percepção do fenômeno ( SENSAÇÃO), assim como, as radiações luminosas diretas e também as refletidas por determinados corpos (MATIZ ou COLORAÇÃO) que o originam. Sua “materialização” está condicionado a dois elementos:

*    A LUZ – objeto físico agindo como estímulo
*    O OLHO – aparelho receptor, funcionando como decifrador do fluxo luminoso, decompondo-o ou alterando-o através da função seletiva da retina.

São os ESTÍMULOS que causam as SENSAÇÕES CROMÁTICAS e estão divididos em 2 grupos:

*   CORES LUZ – luz colorida e a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a LUZ BRANCA. Sua melhor expressão é a LUZ SOLAR, por reunir de forma equilibrada TODAS as matizas existentes na Natureza.
CORES-LUZ PRIMÁRIAS
 
 
 
 
*   CORES PIGMENTO –  substâncias corantes que fazem parte das substâncias químicas. São relativas à quantidade de LUZ REFLETIDA que determina sua coloração. O que nos leva a classificar um um corpo como verde por exemplo, é a capacidade que possui de absorver quase todos as tonalidades dos verdes. Segundo Goethe (193, p.506), cores químicas:

São as que podemos criar, fixar em maior ou menor grau e exaltar e determinados objetos, são aquelas as quais atribuímos uma propriedade imanente. Em geral, se caracteriza por sua persistência. Em razão do que antecede, em tempos remotos designavam-se proppi, corporei, materiales, veris permanentes, fixi.”
CORES-PIGMENTO TRANSPARENTES
 

 
 
CORES PIGMENTO OPACAS
 

 

  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...