sábado, 16 de março de 2013

Os Pergaminhos Voadores

Frater Levavi Oculos, Soror Sapientia Sapienti Dono Data, Frater Non Omnis Moriar, Soror Fortiter et Recte, Frater Resurgam, Frater Deo Duce Comite Ferro, Frater Sapere Aude, Frater Anima Pura Sit, Soror Vigilate, Soror Shemeber, Soror Vestigia Nulla Retrorsum, Frater Quaestor Lucis, Frater Sub Spe


Os Pergaminhos Voadores (“Flying Rolls”) da Ordem original [da Rosæ Rubeæ et Auræ Crucis, a Segunda Ordem ou Ordem Interna da Ordem Hermética da Aurora Dourada – Golden Dawn], foram uma série de documentos de instrução que eram emitidos periodicamente pelos Chefes da Segunda Ordem (R.R. et A.C.) para os estudantes que obtiveram o Grau de Portal ou superior. O nome faz alusão ao meio pelo qual estes documentos eram distribuídos – uma única cópia (“pergaminho”) era circulada (“voava”) de um estudante para o próximo. Cada um era enviado por correio para o estudante em um envelope liso e sem marcas, sobre o qual o selo de postagem era fixado de cabeça para baixo – este era o “código secreto” que indicava que a carta vinha da Ordem e não deveria ser aberta na presença de “profanos”. Cada destinatário era instruído a enviar os documentos após certo período de tempo a outro destinatário designado, e daquele destinatário para o outro, até que “pergaminho” tivesse “voado” para todos os destinatários intencionados, momento no qual era devolvido à Ordem. Em alguns casos o estudante estava autorizado a fazer uma cópia pessoal (à mão) do texto, em outros casos nenhuma cópia era permitida.
Os estudantes era instruídos a guardar os documentos em sua posse em uma “capa” que tinha o selo da Ordem (provavelmente uma pasta disponibilizada por sua Loja). Sobre a capa havia a seguinte inscrição:
“Este material é privado e foi deixado sob minha confiança, para ser retornado sob exigência. Não contém nada de valor financeiro e nada pessoal para mim mesmo. Eu por meio deste autorizo meus representantes legais, sejam quem forem, no caso de minha morte ou incapacidade, a retornar o mesmo imediatamente, sem ler e sem abrir, para [o endereço de W. Wynn Westcott].”
[...] Existe algum conhecimento excelente e útil a ser encontrado nos Pergaminhos Voadores, mas parte do material é de valor dúbio para o estudante moderno da Golden Dawn; por exemplo, exortações relativas às suas regras de “discrição”. Algumas podem parecer anacrônicas e até mesmo claramente imprecisas, tal como a comparação da escrita do enoquiano com o alfabeto etiópico. Eles são apresentados aqui para qualquer seja o uso que o estudante possa encontrar para eles, e como um registro histórico dos ensinamentos da Ordem original.

  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...