sexta-feira, 15 de março de 2013

não só de CINZAS vive o mundo! rs


 



*    COR COMPLEMENTAR – são aquelas cuja mistura produz o branco. Segundo Helmholtz, excluindo-se o VERDE-PURO, todas as demais cores simples são complementares de uma outra cor simples, formando os seguintes pares: vermelho/azul esverdeado, amarelo/anil azul/laranja. Em física, cores complementares significam PAR DE CORES, uma COMPLEMENTANDO  a outra.
*   COR SECUNDÁRIA – cor formada por EQUILIBRIO OPTICO por 2 cores primárias.
*   COR TERCIÁRIA –  é intermediária entre uma cor secundária e qualquer das duas primárias que lhe originou.
*   CORES QUENTES – vermelho e amarelo e d+ cores nas quais predominam.
*   CORES FRIAS – azul e verde e demais variações.
IMPORTANTE:  uma cor pode parecer tanto fria quanto quente, dependendo da relação estabelecida entre elas e as demais.
Um verde-amarelado numa escala de vermeljos parecerá frio. Em comparação com azuie e violetas, o mesmo verde, parecerá quente.
Vide exemplo abaixo:

 
 
 
COR DE CONTRASTE: cor inexistente




 
Cor de contraste é uma COR SUBJETIVA, percebida pelo observador posto numa situação onde uma COR INDUTORA provoque sobre a superfície vizinha, a percepção de uma cor que não se apresenta fisicamente e que é complementar fisiológica da indutora.
COR TRANSMUTADORA: A cor, como elemento de arte, pode colocar-se a serviço dos mais altos fins estéticos além disso, cada uma delas, possui um efeito especifico sobre o homem, revelando assim, sua presença tanto na retina como na alma. Deduz-se daí, que a cor pode ser usada para determinados fins sensíveis, morais e estéticos.
Quando se aprende inteiramente a marcha divergente do amarelo e do azul e particularmente a exaltação até o vermelho, significa que os dois opostos se aproximam entre si, terminando por fundirem-se numa nova entidade.
Pela vastidão de suas proposições, Goethe é tido como um dos mais fecundos pesquisadores de assuntos cromáticos, apoiado na sabedoria antiga, consegue a reabilitação da LUMINOSIDADE DO OLHAR – no olho existe uma luz patente que ao menor estimulo se agita e abre as portas da fisiologia e da patologia como campo de investigação da COR. Com Goethe aprendemos que: A BELEZA DA COR É UM REFLEXO DA BELEZA INTERNA DO SER HUMANO.
 MUDANÇA DE FOCO! Todos os fenômenos naturais estão ligados a vários níveis de adaptação do olho com o ambiente que o cerca. Contudo, nossa atenção somente se volta para tais adaptações, quando estas apresentam índices de intensidade fora do normal. A vista adaptada a uma cor, torna-se mais sensível às cores contrárias à que se acostumou! O psicólogo Eward Hering (1834-1910) explicou que esses fenômenos decorrem da capacidade reversiva do mecanismo visual- ação de 3 duplas de estímulos: branco/preto, azul amarelo, vermelho/verde.

 

 

  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...