terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA...









Gente, tenho vários caderninhos (atualmente denominados Moleskines) com idéias, imagens, pesquisas, estudos, etc, etc, etc..
São desde a época do colégio, nunca parei de tê-los e sempre me servem de referência e fonte de inspirações. Estou sempre relendo, revendo e os consultando. O incrível disso tudo, é que eles ajudam a comprovar, como uma coisa está sempre interligada à outra.
Pensei em dividir com vocês algumas temas abordados e resultados proporcionados por essas anotações no desenvolver das minhas criações...Queria que notassem que na verdade, tudo é uma continuidade e suas infinitas possibilidades e conexões...
E resolvi nomear os posts relacionados a tal assunto de:
SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA! (nostalgicamente relembrando 1 programa que tinha na minha infância na TV cultura, não sei se alguém se recorda!)
Não vou seguir uma ordem cronológica ok? Espero que curtam...

Aí vai o primeiro: * retirado de 1 caderno que se iniciou em 2oo6.*

ASTROBIOLOGIA- estuda como ambientes extraterrestres podem afetar organismos vivos.
Pesquisas comprovam que a vida pode existir e se desenvolver em condições extremas; existem bactérias que sobrevivem nas geladas calotas polares outras, resistem a temperaturas elevadíssimas....Nas profundidades oceânicas, distantes da luz do Sol, vivem e desenvolvem-se comunidades completamente independentes.
A possibilidade de que a vida, em outro planeta tenha uma biologia radicalmente diferente da nossa é o principal foco de estudo da Astrobiologia.
Se a vida evolui através de mutações aleatórias e da seleção natural, por que devemos esperar que formas de vida extraterrestres sejam remotamente semelhantes à formas de vida na Terra?!?
O oxigênio é um gás que simboliza indício de vida entretanto, ele se tornou abundante na Terra somente após o advento da fotossíntese. É necessário levar em consideração como era a vida na Terra Jovem, quando a atmosfera era diferente.
Carl Sagan observou que: "A grande concentração de oxigênio na densa atmosfera terrestre é muito difícil de explicar por qualquer coisa que não seja a vida."

Os cientistas suspeitam que, no primeiro bilhão de anos luz de sua história a vida na Terra ainda não houvesse evoluído para a fotossíntese produtora de oxigênio. Ao invés disso, os microorganismos que dominavam o planeta, obtinham energia de gases que vazavam do interior da Terra, com alguns micróbios que geravam metano como subproduto.
Em um planeta, com uma geologia semelhante à da Terra, níveis de metano superiores a cem partes por milhão, poderiam sugerir a presença de vida.
SINAIS DE OXIGÊNIO E METANO SERIAM PORTANTO UM INDÍCIO DE VIDA!
Em O que é vida? Schcodinger sugere que a linguagem da vida talvez fosse uma série de pontos e traços.

"A matéria é um assunto que o homem consegue no máximo tolerar; ele se recusa a reconhecê-la." (Franz Marc)
"É que o mais humilde organismo, a mais simples bactéria, é uma colisão de um imenso número de moléculas. Não há como supor que todas as partes tenham se formado independentemente no oceano primitivo, tenham-se encontrado por acaso, um belo dia, e, de repente, tenham-se disposto num sistema de tal complexidade.” ( François Jacob)
PANSPERMIA- defende que a vida na Terra pode ter tido uma origem extraterrena onde, esporos microbianos teriam sido trazidos à bordo de meteoritos e cometas semeando a Vida na superfície terrestre.
Bom gente, toda essa teoria tava anotada no Moleskine com letras minúsculas...A partir desta refêrencia uma gama variada de possibilidades se abre:
  • as ilustrações foram retiradas de suas páginas (serão mais detalhadamente explicadas no futuro)
  • uma coleção de Toys (broches e chaveiros) foi desenvolvida - fotos anexas
  • pintei quadros usando técnicas variadas
  • uma das ilustrações virou estampa da coleção da Basic

  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...