quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Patrocínio: retorno através de visibilidade, vendas e comportamento

Patrocínio: retorno através de visibilidade, vendas e comportamento

Atualmente é grande o número de empresas que associam suas marcas a eventos musicais, esportivos, culturais e, mais recentemente, de responsabilidade sócio-ambiental.
O patrocínio é mais uma das ferramentas do Marketing que leva experiência ao consumidor com o objetivo de fidelizá-lo ou ganhar a simpatia dele.
Marcas como Coca-Cola, Petrobras, Fila e Lotto fazem parte do cenário de patrocínios.
Pesquisas, análises financeiras, mídia espontânea e aumento em vendas são opções sólidas para mensurar uma ação de patrocínio. A visibilidade da Coca-Cola ao patrocinar um evento musical no Nordeste faz com que as pessoas associem a marca a um momento divertido e lembrem que ela proporcionou uma experiência positiva.

Impacto para quem vê e para quem sente
Quando uma marca deixa de ser uma imagem corporativa e passa a oferecer experiência e emoção, ela automaticamente começa a ser vista pelo consumidor de forma diferente e é provável que fique na mente deles por bastante tempo.
Para mensurar o retorno que os eventos trazem para uma marca é preciso perceber como o mercado reage. De acordo com o Gerente de Marketing da Norsa, o importante é dar seqüência ao trabalho periodicamente. “É preciso haver continuidade de patrocínios para que haja consolidação na cabeça do consumidor. O departamento de Marketing tem que se programar para fazer estas ações por muito tempo”, explica.

Inteligência como estratégia de patrocínio
Mesmo com pouca verba disponível para investir, existem outras formas de se fazer patrocínio e obter um retorno satisfatório. Partindo do princípio de que patrocinar é mexer com aspectos intangíveis, qualquer marca tem grande oportunidade de oferecer seus serviços ou produtos de forma consistente, com reciprocidade, através da aproximação de pessoas, sensibilidade e emoção, de forma simples, barata e eficiente.
Diferente da Europa e da América do Norte, o Brasil ainda precisa se desenvolver no processo de patrocínio. Mas, através da uma boa estratégia é possível atingir o objetivo.

Cultura e meio-ambiente fortalecem a comunicação
Patrocinando diversos projetos voltados para a cultura e responsabilidade social, a Petrobras investe em cerca de mil projetos culturais como cinema, artes cênicas, música, literatura, entre outros. “A empresa busca agregar valor à reputação de sua marca com o patrocínio a projetos que valorizam e incentivam a cultura brasileira, com eventos de reflexão e preservação.



BUSCANDO INTERESSES EM COMUM
Ter o um projeto patrocinado por uma empresa não é um favor, mas uma troca de interesses. E interesse é uma palavra chave na busca de patrocínio. Pensando nisso, sua primeira estratégia será identificar as empresas que possam ter interesses em comum com o seu projeto. Comece pelo tema, procure algo em comum entre a sua peça e o segmento de uma determinada empresa. Por exemplo: se o seu espetáculo discute ciência e perspectivas para o futuro você pode listar algumas marcas que investem em tecnologia ou editoras que publicam livros científicos. Informe-se também sobre as empresas que têm um histórico de investimentos em marketing cultural, ou pelo menos estrutura para implantar essa nova estratégia. Uma dica é a leitura de revistas especializadas em economia, que mostram as melhores e maiores empresas do ano e discutem suas atuações em propaganda e marketing.

  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...