terça-feira, 13 de julho de 2010

DIA DO ROCK






“Seria difícil avaliar a influência do rock sobre o estilo do século XX, mais que o cinema ou a indústria da moda o rock teve um impacto considerável sobre o domínio visual. O mundo da beleza apriou-se dele.” (Richard Martin – Curador do Costume institute of Metropolitan)

A partir dos anos 90 o domínio do rock na moda faz-se aparente, desfiles são organizados como shows, criadores, como Calvin Klein escolhem estrelas do rock como modelos para seus editoriais.

Georgia May Jagger (Filha de Mick Jagger)

Como o rock exerce tanta influência sobre o estilo e a beleza da virada do século: Com seus artistas, cujo glamour , diversidade, senso de provocações e temas que respondem ao espírito de nossa época. Se um rosto precisa ser belo pra seduzir, deve ser mais que uma fachada e simbolizar algo maior, algo que toca a alma. A música é rica de emoções, pensamentos e paixões, algo que um rosto isolado é incapaz de transmitir. Daí essas produções que copiam o rock. E aí o aparecimento de um novo público, não aquele que consome desenfreadamente, simplesmente por consumir, mais um público sedento de “algo mais”.

Liv Tyler (filha do cantor Steven Tyler)

Com a chegada do novo milênio, depois de meio século dedicado a problemas sociais do racismo, puritanismo, dos direitos das mulheres, da pobreza, etc., a aparência passa por transformações – desconstrucionismo, antibeleza, look heroína, influências multiculturais, nos fizeram evoluir neste clima pós-moderno antes de encontrar um novo equilíbrio.
Hoje, como nunca antes, a beleza é plural e se define individualmente. O efeito dessa busca de si mesmo e o trajeto percorrido ao longo dos séculos se fazem visíveis.

Peaches and Pixie filhas do cantor e produtor Live Aid Bob Geldof

Esse estilo individual de que nossos contemporâneos são adeptos, só se desenvolveu a partir dos anos 60. Hoje é preciso enfrentar um vasto leque de escolhas para satisfazer o desejo de parecer único e o rock and roll se enquadrou perfeitamente no estilo de vida atual! E aquilo que outrora fora agressivo, subversivo e contestador é absorvido pelo mundo mágico da tendência e torna-se referência de estilo não só na moda como em todos os âmbitos.
E vem então a comprovação daquela velha história de que “tudo, tudinho nesse mundo está sujeito às mudanças. Símbolos que foram tidos como negativos como a caveira, transformam-se em ícones de luxo e amuletos da sorte!


Filha de Joe Walsh, guitarrista da banda Eagles


É isso o que eu amo na moda, o poder de estar o tempo todo transmutando a visão das coisas e comprovando que nada é bom ou ruim, o que depende é o foco de visão do expectador!
E as provas de que o rock é uma das tendências mais fortes da atualidade estão o tempo todo pipocando por aí:
Kelly Osbourne

Filhas de roqueiros viram modelos ícones do momento, seus looks são referência de estilo, não só os looks, mas é um “estilo”, uma “essência” que o consumidor busca.
Roqueiros e astros da música lançam coleções em parceria com grandes marcas viram modelos e inspiram a moda, as artes, a decoração, o design...a vida!

Stella Mccartney

O rock nunca esteve tão “limpeza” como agora, por exemplo, antigamente, levar um amigo tatuado em casa era “sujo” a família criticava, hoje em dia, é chique....Adoro!
E hoje, no Dia Internacional do Rock, gostaria de parabenizá-lo pela sua evolução e conquista, de discriminado e criticado ao posto de Grande Senhor da atualidade, aquele que dita às regras que ajuda na construção dos gostos e tendências.

  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...