sexta-feira, 19 de junho de 2020




                               

                         TECNOLOGIA:



O objetivo do presente trabalho é estudar o conceito de tecnologia, sua origem, evolucão e aspectos (históricos, políticos, econômicos e sociais), assim como, sua influência na educação e sua presença na sociedade contemporânea, destacando suas vantagens e perigos.
O conhecimento tecnológico é um tipo de saber inserido inerentemente na modernidade, sendo sua fonte propulsora. Percebemos que hoje em dia o mundo é moldado pela ciência e pela tecnologia, como observou o filósofo Ernest Gellner: “Se antigamente havia uma ciência no mundo, atualmente, é como se o mundo estivesse dentro da ciência.”
O conceito de tecnologia engloba a totalidade das coisas que a engenhosidade do cérebro humano consegue criar, em todas as épocas, sua forma, uso e evolução. A tecnologia está presente em nosso cotidiano de várias formas através de objetos, meios de transportes, utensílios, etc. Muitas pessoas criticam a tecnologia e os perigos da informática entretanto, usam os aparelhos (carro, telefone, eletrodomésticos, etc), que proporcionem maior conforto a sua vida.
 A tecnologia não surgiu a pouco, é antiga, tudo que o homem cria é considerado uma tecnologia. Sua história está interligada à história dos recursos naturais pois, são a matéria prima para a criação de ferramentas. A descoberta do fogo também teve um papel decisivo neste contexto.
Desde os primórdios, a tecnologia já estava presente, quando os pré históricos começaram a fabricar seus instrumentos, tornando o ser humano cada vez mais dependente dessas invenções, que se multiplicam a todo instante.
Não podemos deixar de lembrar da revolução industrial, um dos marcos fundamentais para história da humanidade, epóca de surgimento de novas tecnologias, que mudaram completamente a vida de todas as pessoas, por todas as partes do planeta. Um filme que mostra exatamente essa revolução é o Tempos Modernos, de Chapplin.
Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações de nossa sociedade como o desemprego, a poluição e outras questões ecológicas, filosóficas e sociológicas, uma vez que, pode ser vista como uma atividade que forma e modifica a cultura.
Sua principal vantagem ocorre no âmbito industrial, pois torna a produção mais rápida e em maior quantidade, consequentemente, o produto final sai mais em conta e com qualidade superior. As desvantagens são tão preocupantes, que quase superam as vantagens, sendo a principal de todas a poluição e o desemprego uma vez que, o homem acaba sendo substituído pela máquina.
Não podemos deixar de lembrar, que a tecnologia caminha de mãos dadas com o capitalismo, que é sua arma mais poderosa. O sistema capitalista induz a uma relação efêmera com as coisas e com o mundo que nos cerca, poucas pessoas refletem sobre os impulsos que conduzem suas atividades.
A medida que a economia passa a girar em torno da acumulação de capital, a sociedade caminha para valores focados no consumo de produtos criados no intuito de manter o ciclo de reprodução; quanto mais se consome, e mais rapidamente, em maior quantidade o capital gira e é produzido - é a obsolência programada! O prazer que a aquisição produz ao indivíduo, é facilmente substituído quando outro objeto ou serviço mais atraente aparece, neste sistema, não interessa a produção de bens duráveis, pois freiam a rápida substituição. Perceba no seu dia a dia, como os aparelhos que nos cercam se tornam cada vez mais rapidamente obsoletos.
De acordo com Lipovetsky (1989,p.175): “A sociedade de consumo é desprendida de seus objetos, pois, quanto mais o consumo se desenvolve, mais os objetos se tornam meios desencantados, instrumentos, nada mais que instrumentos: assim caminha a democratização do mundo material.”
As descobertas científicas e as conquistas tecnológicas ocorrem com uma tal rapidez no mundo atual, que muitas vezes somos pegos de surpresa. Ora descobrimos que, certas invenções que pareciam ser a última palavra em modernidade, já estão obsoletas, certos problemas, que nos pareciam insolucionáveis, já estão controlados.
As pesquisas tecnológicas e os avanços científicos dominam nossa realidade e são a esperança para muitos males do mundo atual.
Os robôs, as máquinas e computadores estão aí e vieram para ficar: nas fábricas, nas lojas, em nossos lares; estão por toda parte, não tem como escapar… Afinal, são capazes de fazer, de maneira nunca antes imaginada, justamente o que o homem sempre sonhou que fizessem: Que o substituam nas tarefas cansativas e facilitem sua vida, para que possa tornar-se cada vez mais sedentário e acomodado.
           Vivemos numa época em que a tecnologia se desenvolve em ritmo vertiginoso e crescente. As novas descobertas, os resultados das pesquisas e dos projetos realimentam o imenso potencial de informação científica, levando a novas conquistas, reabrindo interminavelmente o ciclo. Um dos grandes desafios do homem de nosso tempo é criar as condições necessárias para que todo esse universo de cultura científica e tecnológica seja posto a serviço de seus valores, e não se transforme em hermético domínio de alguns privilegiados. Uma das formas de conseguir tal objetivo é integrar esse universo ao acervo de cada um, atualizando-o sempre ao ritmo do próprio progresso, incorporando essa já indispensável cultura científica e tecnológica, aos parâmetros do conhecimento e compreensão do mundo.
Surge um cenário, em que já não importa o espaço que cada um habita, mas sua condição de acesso às novas realidades tecnológicas. O nosso mundo mudou, os filmes 3d, videogames de alta definiçõa e interativos, namoros virtuais, ou seja; temos uma nova conexão com o universo.
A tecnologia não se situa apenas na base da infra-estrutura como também, abre um leque de possibilidades, de novos universos e novas atitudes. Ela modifica, altera e interfere no ambiente.
As redes de comunicação que surgiram a mais de quinze anos, transformam o conceito de tempo e espaço ao mesmo tempo que permitem colocar em prática uma nova tendência: a “socialidade virtual”. Estamos no tempo do plural, nesta multiciplicidade, cada um escolhe a mensagem que quer passar. A diversidade cultural e as transformações sociais configuram-se simultaneamente, não são fixas e imutáveis mas sim, encontram-se em constante movimento, reorganizando-se a todo instante, deixando em suspensão partículas que serão novas vidas. Para a prospecção de condições de um momento futuro, observemos a seleção arbitrária das partículas que envolvem e impulsionam um determinado grupo social, coexistindo em movimento constante, conectando-se, recombinando-se, reorganizando-se em novas formas de representação de conceitos e idéias.
Tudo é o resultado de um olhar investigativo que sinaliza inúmeras possibilidades de cenas futuras. Somos parte de um grupo em contínuo processo de troca e desdobramnetos, que nos permitem configurar inúmeras possibilidades de representações de cenários, personagens e cenas.
O espectro de nosso tempo mudou a significação e a materialidade das coisas. Cada vez mais as pessoas são desafiadas a encontrar novas formas de perceber, ser estar e atuar no mundo. As novas possibilidades de comunicação adquiridas com a internet, carregam consigo uma filosofia de vida camuflada - todos têm direito à informação!
As tecnologias facilitaram a comunicação à distância em contrapartida, prejudicaram a comunicação interpessoal, a cada dia que passa, vivemos mais no mundo virtual que no real. Não é raro encontrar amigos nas mesas de bares sem trocar uma palavra sequer uns com os outros, cada qual mergulhado em seu próprio mundinho virtual, estão lá, mas é como se não estivessem… E com isso, desperdiçam aquele momento fazendo algo que nem precisariam sair de casa para fazer, estamos cada vez mais presos nesta história, nesta “realidade virtual”, sem nem ao menos nos darmos conta disto.
O perigo é que se chegue a um ponto em que, mesmo tendo todo o “mundo lá fora”: a Natureza, as pessoas, os animais, o vento, a chuva, etc; o ser humano prefira ficar no mundo virtual, e, se formos analisar, é esse caminho que a humanidade percorre. Pode ser que em determinado momento, não se possa mais sair deste contexto, e o pior; por escolha própria!
Como observou Lyotard (1988/1983): “O grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia.” Segundo ele, a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é ADAPTAR-SE aos avanços tecnológicos impostos a todos, indistintamente.
 E no âmbito da educação não poderia ser diferente, na atual conjuntura que nos encontramos, não tem como separar um do outro, como foi observado acima, se tornou uma necessidade biológica, a mais importante para a sobrevivência da espécie - Adaptação. Faz-se necessário adaptar a educação a este novo contexto vigente. Como observou Kenski (2012) em seu livro Educação e Tecnologias: “as tecnologias são indispensáveis para a educação, ou melhor, educação e tecnologia são indissociáveis.”
A falta de conhecimento sobre todo o contexto que está por trás dessa evolução tecnológica, e o fato de vivermos cada dia mais mergulhados e dependentes do “artificial”, causam controvérsias de opiniões.
Alguns professores são contra o uso de computadores e tecnologias afirmando que tais coisas desumanizam o ensino sem perceber que, tudo que o rodeia, inclusive as coisas que utiliza como ferramentas para as aulas (do livro ao giz) são tecnologias.
Segundo Libâneo, a tecnologia educacional é a “aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos, a problemas educacionais, em função de resultados efetivos, utilizando uma metodologia e abordagem sistêmica abrangente.” (Lígia O.AURICCHIO. p.25).
A educação é um recurso tecnológico por excelência. As tecnologias invandem nossas vidas, ampliam nossa memória, garantem nossas possibilidades de bem estar, e fragilizam as capacidades naturais do “ser humano”. Como destaca Sauviani, o papel primordial da educação é “Tornar os seres humanos mais humanos”, sendo assim, ela tem um papel de extrema importância neste contexto: trazer humanidade para este cenário, conectando a realidade com o mundo virtual, para que desenvolvam uma harmonica relação de comensalismo servindo assim, de ferramenta para o processo educacional do próprio ser.
 É difícil acompanhar essa marcha acelerada do conhecimento, mas sempre é possível ter uma visão do conjunto, e saber que novos riscos e benefícios estão sendo incorporados à nossa vida a cada segundo. O segredo é conseguir equilibrar o mundo “real” e “virtual”, adaptar-se, aproveitando as facilidades de um e as maravilhas de outro, sem ser “dominado” e sem ficar alienado.
A palavra é CONECTAR, utilizar as ferramentas disponíveis para aproximar e não para criar barreiras, dominar a tecnologia e não ser dominado por ela. Dominar não, digamos, aliar-se a ela, tornar-se seu amigo, parceiro. Como diz o velho ditado: “Se não pode vencê-lo, junte-se a ele!”



VIDEO ILUSTRATIVO:WGSN Macrotrend - JPEG-Canal Videosmindset

     https://www.youtube.com/watch?v=htLZoM5Qc74


 Referências:
http://animixam.blogspot.com.br/ GRAÇA,Nina.Remodelando a matéria e renovando o conceito de objeto,2012.

LIPOVETSKY,Gilles, 1944. O impêrio do efêmero: São Paulo, 1989.8 reimpreesão
Ciência e tecnologia, Cia melhoramentos de São Paulo - Enciclopédia Britânica do Brasil
LIB NEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar.

 AURICCHIO,Ligia.O Manual de tecnologias educacionais.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias, Campinas, SP, 2012
SANCHO, Joana M. Para uma tecnologia educacional

  ESTILO E ESSENCIA Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo: Estilos reais e nobres Em botâ...