FASES DO PROCESSO
Dentro da OBRA existem três PEDRAS, três TRABALHOS ou três DEGRAUS a serem superados.
O PRIMEIRO TRABALHO termina quando o sujeito está completamente purificado (mediante sucessivas destilações e solidificações) e reduzido a uma substância MERCÚRICA PURA.
O SEGUNDO DEGRAU da perfeição se alcança quando "dito sujeito" for cozido, digerido e fixado, convertindo-se em ENXOFRE INCOMBUSTÍVEL.
A TERCEIRA PEDRA, aparece quando o sujeito for fermentado, multiplicar-se e alcançar a PERFEIÇÃO FINAL, sendo uma TINTURA FIXA E PERMANENTE - a Pedra Filosofal!
Don Pernety, em seu livro Dictionnaire Mytho-Hermétique, afirma:
"Existem dois tipos de Alquimia, a verdadeira e a falsa...
A verdadeira Alquimia consiste em aperfiçoar os metais e manter a saúde.
A falsa, consiste em destruir ambas as coisas...
A primeira faz uso dos agentes da Natureza e imita seus processos. A segunda se baseia em princípíos errôneos e utiliza como agente o tirano destrutor da Natureza.
A primeira, partindo de uma pequena quantidade de matéria vulgar, cria algo de grande valor. A segunda, partindo de uma matéria de grande valor ( o próprio ouro), cria uma matéria vulgar, fumaça e cinzas...
O resultado da VERDADEIRA Alquimia é a cura IMEDIATA de todas as doenças que afligem a humanidade. O resultao da FALSA consiste na proliferação e fortificação dessas doenças."