HIERONYMUS BOSCH - Os 7 Pecados Capitais e Os 4 NOVÍSSIMOS do Homem.
Como foi observado anteriormente, Sebastian Brant defendia que o homem, corrompido nas suas origens, tinha de combater permanentemente suas tendências maléficas, que o induzem muito mais a se afundar ao nível dos animais do que ascender aos anjos.
Esta concepção medieval influenciou Bosch na elaboração da interpretação de algumas de suas obras entre elas: Os 7 Pecados Mortais e Os 4 Novíssimos do Homem. (segue imagem -Óleo sobre madeira, Madrid, Museo del Prado)
ANÁLISE DA OBRA - segundo contexto estudado.
As imagens dos PECADOS estão dispostas em volta de um CÍRCULO, como se fosse o OLHO DE DEUS de cuja pupila Cristo se ergue do sarcófago - esta disposição circular representando os pecados, simboliza a EXTENSÃO DO PECADO A TODO O MUNDO.
Ao redor da pupila está a inscrição: "Cave cave Deus videt." (cuidado, cuidado, Deus vê tudo) - ao transformar o desenho circular nos Olhos de Deus Bosch almeja comparar a divindade a um ESPELHO que proporciona ao observador a VISUALIZAÇÃO de sua própria alma deformada pelos vícios e desejos cotidianos. Porém, a imagem de Cristo REFLETIDA NA PUPILA DO OLHO, traz a ESPERANÇA de um remédio para tamanha deformação.
O que DEUS VÊ, reflete-se no círculo exterior: não é necessário ninguém nos dizer que o homem que devora tudo vorazmente, comete o pecado da gula, ou que o senhor que arruma uma descula pra si mesmo para nada fazer, que se encontra a dormitar ao pé do lume, personifica a preguiça. A luxúria mostra vários casais de amantes numa tenda, a soberba é representada pela senhora que admira seu novo chapéu, sem perceber que quem segura o espelho que usa, é um demônio de boné extravagante, e assim por diante vai representando simbolicamente cada um dos 7 Pecados.
destino dos que abandonam Deus segundo análise da Obra: este quadro passa a clara mensagem de que os que abandonam Deus possuem bons motivos para TEMER seu OLHAR. Tal fato é confirmado pelas legendas encontradas na parte superior e inferior do círculo.
legenda da parte superior: "Porque são gente falha de conselhos e neles não há entendimento."
legenda parte inferior: "Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim." (Deuteronômio).
OS 4 NOVÍSSIMOS DO HOMEM: estão representados nos 4 cantos da Obra, quatro esferas menores, nos quais se vê a MORTE, o JUÍZO FINAL, o CÉU e o INFERNO.
O pecado e a tolice desempenham importante papel na arte de Bosch entretanto, seu SIMBOLISMO só pode ser totalmente compreendido no contexto de um tema muito abordado durante a Idade Média: O JUÍZO FINAL. Este seria o último ato da longa e turbulenta história da humanidade; que se iniciou com o pecado original.
Neste dia derradeiro, os mortos ressuscitarão das sepulturas e Cristo regressará para julgar os homens e dar a merecida recompensa a cada um. Como a própria Bíblia profetizou: (Matheus 24: 34-41), os benditos tomarão posse do REINO que está preparado para eles "desde a criação do Mundo" enquanto os malditos serão condenados "ao fogo eterno preparado para o Demônio e seus anjos." O TEMPO ACABARÁ, A ETERNIDADE COMEÇARÁ!
Tal assunto tem sido muito abordado nos dias atuais... Várias profecias e teorias existem prevendo a proximidade de um "possível Juízo Final", vamos seguindo pesquisando as conexões e coincidências do passado, presente e futuro; através de uma nova abordagem do TEMPO (segundo estudos); tendo como foco principal A ESSÊNCIA QUE SEMPRE SE REPETE E QUE EM TUDO SE ENCONTRA!