KARIN RASHID – idéias e conceitos inéditos e inovadores.
Para entender porque ele se tornou pioneiro na aplicação do pensamento moderno, devemos ter em mente, as mudanças ocorridas, em todas as áreas. Centenas de novas “coisas” surgem a todo o momento multiplicando possibilidades que ainda ontem eram inconcebíveis, oferecendo funções que extrapolam a realidade.
Robôs são utilizados na automação da injeção de plásticos, e a fabricação de moldes passa a ser totalmente automatizada, equipamentos computadorizados projetam coreografias de raios laser sobre superfícies e formas; a nanotecnologia inaugura novas perspectivas para superfícies e materiais, a ampla disseminação da tecnologia rege a vida moderna.
Hoje temos novos mercados globalizados, podemos viajar para qualquer lugar badalado do mundo numa questão de horas e nos comunicarmos em tempo real, com pessoas em qualquer lugar do planeta. Por outro lado, nos deparamos com responsabilidades e desafios no gerenciamento de recursos globais e vivenciamos mudanças geográficas e catástrofes naturais.
QUERO MUDAR O MUNDO!
Em 2000, precisamente na virada do século, lançou o manifesto: “I want to change the world” (QUERO MUDAR O MUNDO).
Desde então, ele vem conseguindo, se não MUDAR, pelo menos INFLUENCIAR e INFILTRAR a realidade cotidiana e as pessoas que nela vivem. "Imperceptivelmente"e "sutilmente", suas idéias vão se materilizando, "criando vida"....
ESTOU PROJETANDO NOVOS MUNDOS..
Naturalmente, tudo isso, significa o surgimento de NOVOS MUNDOS e também de novas formas de comportamento.
As idéias estão soltas, os ciclos de inovação podem ser medidos em meses e, na era da internet, meses são como anos do séc XX.
Os resultados naturais desses novos mundos, são mutações, híbridos, variações sobre antigas genealogias, e a substituição implacável do ultrapassado.
A era do computador, veio substituir a era das máquinas, e essa nova era, dá forma à nova produção e ao novo design num processo de permanente mutação.
A verdade é que, todo mundo sabe e percebe que estamos vivendo uma realidade completamente inédita, regida por um constante e veloz movimento transformador, onde o NOVO, se torna untrapassado no segundo seguinte...e onde aquilo que era tido como impossível, pode de repente, mostrar-se como algo obvio e simples.
O reinado dominador da ROTINA vai perdendo forças! Como sempre gosto de dizer: "A rotina nos bitola e a tendência nos controla."