A SURPREENDENTE PERCEPÇÃO DA COR:
O homem inicia a conquista
da cor, no mesmo momento em que inicia a conquista da condição humana. O desejo de reproduzir a coloração percebida nos seres e nas coisas, assinala o começo de uma longa historia...
A
conscientização das diversas cores (entre os frutos e os animais, entre
raio e a labareda de uma chama) foi um grande passo.
Numa ação de caráter predatório, como a caça ou a coleta de frutos, o
homem utiliza elementos minerais da flora e da fauna, para colorir seu próprio
corpo, seus utensílios as paredes da caverna e consequentemente SUA VIDA!
Deve-se ter em mente que,
assim como o código oral, moral e religioso assume simbolismos variados no
transcorrer da história, também as cores terão variadas significações para os
povos.
A importância da sombra sempre rivalizou com a da própria luz na analise dos fenômenos cromáticos. Há muito tempo que Goethe já falava de uma SENSAÇÃO COLORIDA e estava com a razão, uma vez que, os diferentes raios luminosos (matizes) apesar de sua existência objetiva NÃO SÃO CORES. Dizia que: “toda cor tem por origem uma não cor e uma não luz.”
A cor sendo uma SENSAÇÃO, é produzida pelos matizes, entretanto, só é possível provocar este fenômeno perante luz e obscuridade.
A importância da sombra sempre rivalizou com a da própria luz na analise dos fenômenos cromáticos. Há muito tempo que Goethe já falava de uma SENSAÇÃO COLORIDA e estava com a razão, uma vez que, os diferentes raios luminosos (matizes) apesar de sua existência objetiva NÃO SÃO CORES. Dizia que: “toda cor tem por origem uma não cor e uma não luz.”
A cor sendo uma SENSAÇÃO, é produzida pelos matizes, entretanto, só é possível provocar este fenômeno perante luz e obscuridade.
“todos os corpos transparentes sãos sempre mais
ou menos turvos, contém em maior ou menor escala, alguma parcela de
obscuridade.” (1963,p.444). (Goethe)
O ar atmosférico que nos
cerca é um corpo transparente isto é, um corpo turvo com certo grau de
obscuridade e pode ser descrito como:
sombra que se mistura permanentemente a luz, alterando-lhe. Quanto à
coloração azul do firmamento, acredita-se que, seja causado por partículas
extremamente pequenas de ar que difundem os raios luminosos de ondas mais
curtas (azul e violeta); quando aumenta o tamanho dessa partícula, a COLORAÇÃO
MUDA, chegando ao extremo oposto do espectro, o vermelho.
As cores são criadas a
partir dos contrastes de ondas maiores e menores que se combinam, são
frutos da LUZ e da SOMBRA.
Para Goethe: o fenômeno cromático, pressupõe o
deslocamento da imagem e essa imagem é formada pela combinação de contornos e superfícies.
As imagens deslocadas em
virtude da refração, apresentam bordas e limbos coloridos. Ao se deslocar uma
imagem, a cor que a precede, é sempre a mais larga e a chamamos LIMBO, a que fica
aferrada ao contorno é a mais estreita e a denominamos BORDA. Ao defender a idéia de que a
cor tem origem na obscuridade.
Observe a imagem a seguir: Olhando-se para os 2 retângulos, vê-se o centro de cada um em função das respectivas margens... O painel da direita parece mais escuro porque é visto em contraste com a margem mais clara. MAS AMBOS TÊM A MESMA COR.
Observe a imagem a seguir: Olhando-se para os 2 retângulos, vê-se o centro de cada um em função das respectivas margens... O painel da direita parece mais escuro porque é visto em contraste com a margem mais clara. MAS AMBOS TÊM A MESMA COR.
Goethe acrescenta: “No entanto, há de ter-se
sempre presente o movimento do escuro até o claro e do claro até o escuro."