As invenções tecnológicas vão substituindo as ações...Muito bom, confortável e agradável não há dúvidas, porém, por trás desse "Mundo Perfeito" esconde-se um perigo - as "coisas" criadas se tornam cada vez mais "úteis" e as pessoas cada vez mais "inúteis", sedentárias e dependentes. As “maquinas” e tecnologias
estão fazendo as coisas por nós, coisas “obvias” e rotineiras, que
fazíamos “involuntariamente”.
A partir do momento em que, abandonamos funções do nosso dia a dia e as deixamos por conta das máquinas,
vamos inconscientemente, ficamos dependentes delas e, a cada dia que passa, mais
incapazes e inúteis...Por exemplo, quanto mais fico sentado, mais dificuldade terei de andar na hora que levantar, em contrapartida, se eu andar todo dia um pouco, se torna um hábito e um ato involuntário; algo que se faz sem sofrimento ou tortura! Pense comigo: Antigamente as crianças brincavam ao ar livre, correndo e se exercitando, hoje ficam só trancafiadas e sentadas nos jogos e máquinas. Na minha época, a gente ganhava uma motoquinha, tinha que pedalar agora, liga um botão e buuuuuuuu, anda sozinho. Nem preciso enumerar as várias consequências negativas que tais fatos acarretam porque é mais que visível! Outro exemplo visível; as pessoas costumavam levantar pra ligar e desligar a TV giravam uma manivela para abrir o vidro do carro, se exercitavam na hora de uma baliza, etc, etc, etc...
Poderíamos ser auto suficientes e estar
sempre em forma, mas, pagamos para outrem exercerem as funções que nos são
pessoais, e depois pagamos de novo para nos mantermos em forma nos exercitando
sem intuito numa academia! Loucos seres...E o que é pior, o tempo livre que se adquire em função disso, ao invés de ser aproveitado com atividades que contribuam para a realização pessoal que, NA TEORIA, deveria ser a grande vantagem de se ter recursos, o disperdiça com pensametos pessimistas e sofredores.
Conforto é bom, não estou
condenando, mas todo esse comodismo inconsciente ao qual estamos sendo
induzidos geram conseqüências negativas pra nós mesmos e para o Mundo que nos cerca! Para cada pessoa ociosa, há uma pessoa que trabalha demais. Para cada pessoa que come em excesso, há em algum lugar, outra pessoa que passa fome.
Os casos de obesidade
aumentaram muito nos últimos tempos, não somente decorrente da alimentação, como
também do sistema capitalista vigente. De um lado, milhares de pessoas morrendo de fome, do outro, odesos mórbidos e seres enormes, como nunca dante vistos... Se essas pessoas parassem um minuto que fosse, e fizessem uma auto análise da situação, perceberiam o quão egoísta estão sendo, comendo por vários numa realidade onde milhões de pessoas morrem de fome a todo instante!
Somos responsáveis pelos "modos" como construímos o Muindo e também pelas formas que construímos a nós mesmos, como seres humanos.Uma das muitas responsabilidades que parecemos relutar em assumir, é a de COMO GERAMOS OA COMPONENTES HUMANOS DE UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS DESUMANA.
Somos responsáveis pelos "modos" como construímos o Muindo e também pelas formas que construímos a nós mesmos, como seres humanos.Uma das muitas responsabilidades que parecemos relutar em assumir, é a de COMO GERAMOS OA COMPONENTES HUMANOS DE UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS DESUMANA.